quarta-feira, 3 de abril de 2013

EAD



De acordo com o Decreto-Lei 2.494/98 define a Educação a Distância como uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados [...] Tendo como propósito estimular o senso crítico, promover o conhecimento, formar cidadãos e possibilitar o acesso à cultura. Dispondo de características como flexibilidade, portabilidade, formação permanente e personalizada, investimento financeiro de baixo custo se comparado a Educação Presencial, estimulando a capacidade de auto – aprendizagem, desta forma, possibilita a formação de alguns hábitos como o planejamento, responsabilidade, gerenciamento do tempo  e locais de estudo. Tais hábitos se encaixam na perspectiva da educação que a temática “autonomia” trás. A  introdução da ideia do(a) aluno (a) como responsável pelo planejamento, pela autodireção e pelo controle da sua própria aprendizagem, basea - se na teoria de Kant, ao tratar autonomia como a possibilidade de o homem se libertar das verdades e leis absolutas. Nessa mesma linha de pensamento, porém um pouco aperfeiçoada, Paulo Freire trás o conceito de autonomia como a capacidade de transformar o conteúdo aprendido, isto é, a capacidade de (re) construir o conteúdo “ensinado”. Desta forma, traduz na conscientização da tomada de responsabilidade de auto - administrar sua aprendizagem. Partindo dessa ideia, a autonomia na educação, pode ser percebida como a construção que cada aprendiz realizou, considerando assim, o cognitivo do indivíduo e que a partir dessa construção de aprendizagem ele tecerá relações com a sociedade, engrenando uma relação de construção e reconstrução de novos conhecimentos. A interação da EAD se desenvolve nos recursos disponíveis, como a mídia didática – em nossas aulas foram disponibilizados como um recurso de discussão da temática do nosso trabalho chat e fórum, observa-se nestas ferramentas um meio de interação que os grupos têm em sua disposição. Dito de outra forma, nosso grupo ficou responsável pela busca de artigos sobre a autonomia do discente em EAD, cada um de nós procurou sobre o tema, criamos pequenos textos que mostram o nosso entendimento sobre o tema e postamos no fórum, desta forma estamos interagindo para assim reconstruir um conceito já concebido. Esse exemplo expõe a autonomia que temos, partindo do conceito o (a) aluno (a) passa por um processo de construção individual, mas ao socializarmos nossas pesquisas realizamos uma interação. Logo, a autonomia do (a) aluno (a) na EAD, não se dá no meio individualizado, mas sim, em um ambiente no qual se tem recursos que possibilita a socialização produzindo desta forma, a interação com pessoas do grupo aos quais tem a “mesma visão”. 


Referência:
Artigos
http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010000839.pdf

http://wright.ava.ufsc.br/~alice/conahpa/anais/2011/papers/64.pdf

http://www.cead.ifmg.edu.br/site/downloads/autonomia_em_ead.pdf

https://www.google.com/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=592&q=autonomia&oq=autonomia&gs_l=img.3..0l5j0i24l5.936.2785.0.3013.9.9.0.0.0.0.292.951.4j3j1.8.0...0.0...1ac.1.8.img.1IRdR7li6w8#imgrc=yvDiZZ5PrLMbaM%3A%3Bsbk7fZcdnJeATM%3Bhttp%253A%252F%252Fmeilycass.files.wordpress.com%252F2012%252F07%252Fautonomia.png%3Bhttp%253A%252F%252Fmeilycass.wordpress.com%252Fpage%252F2%252F%3B320%3B300

Um comentário:

  1. Quero parabenizar pelo excelente material produzido por vocês, com certeza ajudará muitos outros estudantes a decidirem pela EAD.
    abs, Edson Santos

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